Jesus é menor do que Deus?
Em alguns lugares da bíblia Jesus é chamado de filho de Deus. Este termo é muito usado pelas testemunhas de Jeová para dizer que Jesus é inferior a Deus, pois um filho não pode ser igual ou maior que o pai. Mas eles não entendem que o termo filho na bíblia pode ter mais de um significado, não apenas no sentido de filiação, ou pai biológico.
É muito fácil refutar uma testemunha de Jeová sobre esta questão. Quando uma testemunha de Jeová falar para você que Jesus é menor do que Deus porque um filho não pode ser igual ou maior do que o pai, daí você pergunta:"Quem é maior, Jesus ou Maria?". Jesus na bíblia foi chamado de filho de Maria, filho do homem e filho de Davi. Mas nem por isso Jesus é menor que Maria ou Davi. Veja que Maria foi submissa a Cristo na festa de casamento em Caná da Galileia,ela disse ao povo: "Fazei tudo quanto ele vos disser". Maria reconheceu a divindade de Cristo (Lucas 1.46-47) "Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador". Para ser um salvador, tem que ser Deus.
Filho na bíblia nem sempre é aplicado no sentido literal, para identificar a pessoa como sendo filho biológico ou legítimo de uma pessoa. As vezes é para identificar uma pessoa como um salvo ou uma criatura salva por Deus, e nunca a um pecador. No caso de Jesus, teve mais de um sentido, vamos ver, veja na sua tela:
Filho de Maria: sentido biológico Filho de Davi: Descendente ou da linhagem real, Jesus era da linhagem de Davi. Filho do homem: Participante da natureza humana, ou seja, o identificava como homem. Filho de Deus: Participante da natureza divina. Jesus foi chamado de filho de Deus, mas num sentido especial e diferenciado dos demais que também foram chamados de "filhos de Deus".
Veja que os anjos também foram chamados de "filhos de Deus" (Jó 1.6) no sentido de criatura que serve a Deus, veja que satanás não foi chamado de filho embora também seja uma criatura, mas não se identifica com Deus. Ezequiel também foi chamado de "filho do homem", o identificando com a natureza humana.
Todo ser humano quando se converte passa a ser chamado "filho de Deus", mas no sentido de "adoção", um nome que identifica a pessoa com Deus (Efésios 1.5) "E nos predestinou para filhos de adoção..."Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso, o mundo não nos conhece, porque não conhece a ele" (1 João 3.1). A pessoa se identifica com Deus.
Quem vive no pecado, se identifica com o diabo (João 8.44). Vamos ler (1 João 3.8-10) Quem pratica o pecado é do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. 9Qualquer que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode viver pecando, porque é nascido de Deus. 10Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: qualquer que não pratica a justiça e não ama a seu irmão não é de Deus".
A essência do caráter de Deus é amor, quem ama se identifica com Deus, quem não ama se identifica com o diabo porque o diabo não ama.
Então Jesus foi chamado de filho de Deus como os anjos e os salvos também são, mas Jesus foi chamado de filho de Deus, de uma forma diferenciada, de uma forma única e singular, porque era Deus na sua essência, vamos a algumas provas das muitas que tem na bíblia (Colossenses 2.9) "porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade". Pleno significa completo, ele era Deus na sua plenitude.
Em (João 5.18) fica ainda mais claro que quando Jesus disse que era filho de Deus, ele se declarou semelhante a Deus quanto a divindade, vamos ler (João 5.16-18) "E, por essa causa, os judeus perseguiram Jesus e procuravam matá-lo, porque fazia essas coisas no sábado. 17E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. 18Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus".
Jesus se declarou filho de Deus de um modo único e exclusivo, tinha todos os atributos da divindade. Jesus deu poder para ser discípulos curar os doentes e expulsar demônios, Jesus perdoava pecados, Paulo expulsou o demônio de uma moça em nome de Jesus, ele foi entregue o poder de julgar. Ele foi chamado por Isaías de "Pai da eternidade" (Isaías 9.6).
Você que estuda com esta religião, as testemunhas de Jeová, reveja bem que estão rebaixando Cristo a nível de criatura. Se Jesus não fosse Deus,sua morte na cruz seria em vão, pois precisava ser Deus para nos resgatar do pecado, e homem para que pudesse morrer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário